QUANDO SERÁ DADO O DEVIDO VALOR AOS PROFESSORES DESSE PAÍS?
Infelizmente, em pleno século XXI, não se é dado o devido valor aos professores. Sabemos que todas as demais profissões passam pela lapidação do professor, sejam elas relacionadas a área de saúde, segurança pública, saneamento básico ou em outras, sempre existiram ou existirão professores que contribuíram ou contribuirão para a formação desses profissionais. Então, quando se pensar, por exemplo, no aspecto de segurança pública, ao invés de se colocar mais policiais nas ruas fortemente armados, coloquem, por favor! Mais professores qualificados nas salas de aula, com salários em dias e reajustados.
QUANDO SERÁ DADO O DEVIDO VALOR AOS PROFESSORES DESSE PAÍS?
Sabemos que nossos alunos não devem aprender somente a contar, ler e escrever. Eles precisam também, aprender conhecimentos científicos que existem em outras áreas, não apenas em Português e Matemática, tais como, em Artes, Ação e Cidadania, Biologia, Educação Ambiental, Educação Física, Ciências, Filosofia, Geografia, História, Física, Química e Sociologia. Precisam se tornar seres mais pensantes, críticos e participativos, conhecedores dos seus direitos e deveres de cidadãos, precisam , sobretudo, aprender a discernir um político corrupto de um que não seja, para melhor escolherem seus governantes. Diante de todo esse aprendizado, sempre existiu e existirá a figura de um professor que auxiliou ou auxiliará seus discentes a se desenvolverem intelectualmente, moralmente, socialmente, profissionalmente e politicamente corretos. Não deixando dúvida de que somente com bons professores, valorização integral e investimentos adequados na área da educação é que um país poderá crescer positivamente.
Porém, ainda não recebemos o tão sonhado valor que merecemos , pois principalmente nas escolas públicas, passam-se anos após anos, os docentes e discentes no início das aulas são recebidos na mesmice de sempre, a maioria das escolas públicas continuam sem reformas, os materiais didáticos sempre escassos, salários atrasados, professores sem vez e nem voz, amedrontados com medo de represálias, sendo lesados em seus direitos, se acomodam mesmo diante de todos os descasos para com sua própria categoria e a cada dia, vão ficando cada vez mais omissos com relação à real situação que os profissionais da educação vivem sofrendo por não terem na prática, seus direitos efetivados. Tudo isso, acaba desestimulando a luta de poucos que ainda insistem e resistem eu querer ver pelo menos os seus direitos já conquistados assegurados e postos na prática.
QUANDO SERÁ DADO O DEVIDO VALOR AOS PROFESSORES DESSE PAÍS?
Infelizmente, nem todos os professores valorizam a sua profissão, pois por medo de retaliações, por pensarem individualmente, por não amarem sua profissão e por visarem mais o benefício pessoal, por não pensar em sua missão enquanto educador e formador de opiniões, acabam esquecendo-se de que o mais importante para que conseguíssemos melhorias que de fato viessem nos beneficiar de maneira permanente, seria justamente agirmos em conjunto em prol da nossa classe.
Caros colegas professores de todo o Brasil, e especialmente, da região Médio Mearim, precisamos seguir o exemplo do trabalho em equipe excepcional das formigas, que mesmo sendo elas seres irracionais e extremamente vulneráveis, desenvolvem um trabalho em conjunto tão magnífico que conseguem estocar alimentos para todas as formigas do formigueiro. Assim, devíamos fazer esse mesmo trabalho excepcional em equipe em prol da nossa organização, pois todos nós sabemos da importância do mesmo, porém não agimos e nem executamos ações em conjunto, todos em uma só voz e com o mesmo objetivo. Precisamos nos organizar, precisamos resgatar a nossa esperança de dias melhores para nossa categoria e o espírito de luta pela mesma, querer isso não é utopia, é ter a certeza de que a nossa valorização se dará justamente na hora que decidirmos agir em equipe, porque só em equipe com luta consciente é que conseguiremos solucionar as nossas situações conflitantes e nossos dilemas, dos quais estamos vivenciando atualmente, dessa forma seremos mais valorizados pela sociedade, pelo poder público, pelos nossos alunos e seus familiares, pelos nossos gestores e por nós mesmos.
Professora: Andréia Rubens
0 comentários:
Postar um comentário